Consumo, Identidade e Amazônia: Relações de Sociabilidade e Interação Através da Comunicação – CONSIA

O projeto se relaciona com o levantamento e estudo de análise crítica das formas de comunicação visual, gráfica e multimídia existentes na região Norte, sobretudo na área que compreende a Amazônia paraense. Desta forma, busca-se compreender e avaliar até que ponto o conteúdo veiculado nas mídias publicitárias são responsáveis por influenciar no construto social da identidade e das relações de sociabilidade. Ainda se procura refletir se o conteúdo destas mensagens realmente reflete a forma como estes sujeitos se reconhecem. A intencionalidade de se trabalhar o aspecto da construção e do reconhecimento da identidade através das práticas de comunicação e de publicidade justifica-se, pois estas consistem em poderosas formas de linguagem para expressar os desejos, necessidades, conteúdos e mesmo as aspirações dos cidadãos. Considerando as características naturais da região Norte, e que influenciam na cultura e nas políticas locais, parte-se de que a interação, ainda que muito conflituosa, entre homem e natureza, necessita ser compreendida dentro das peculiaridades, tanto culturais, quanto geográficas e social.

Coordenadora: Prof. Dra. Manuela do Corral Vieira

Contato: projetoconsia@gmail.com