Quem somos

A Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal do Pará (UFPA), desde sua criação, em 24 de fevereiro de 1976, dedica-se ao campo científico da Comunicação Social, da grande área de Ciências Sociais Aplicadas. A faculdade busca desenvolver projetos de pesquisa e de extensão voltados ao entendimento e à produção de conhecimento sobre os fenômenos da comunicação, em especial na região amazônica.

Localizada no campus Guamá da UFPA, em Belém do Pará, a Facom tem uma relação direta com o desenvolvimento da comunicação na cidade e no estado como um todo. Ao longo de seus 40 anos de história, a Faculdade sempre se empenhou em implementar práticas de interação criativas e inovadoras, que refletissem teórica e criticamente suas ações de ensino, pesquisa e extensão. Com o curso de Comunicação Social, nas habilitações em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, o objetivo da Facom tem sido sempre de colaborar para a construção de uma comunicação mais humanística, que dialoga com a sociedade e que permite que a experiência da informação aconteça de maneira mais cidadã.

Nesse sentido, a interface entre a teoria e a prática, entre a sala de aula e o compromisso de ocupar a cidade, de maneira crítica e social, e o debate e trabalho coletivo de seus professores, técnicos e alunos, permite que a Facom desenvolva atividades mais sensíveis. Tudo isso possibilita que a comunicação aconteça de maneira mais social e dinâmica. E esse empenho cria em seu espaço físico um ambiente de diálogo e de entusiasmo acadêmico, que permite aos alunos que se envolvam com o ensino, a pesquisa e a extensão e os motiva a realizar ações que contribuem para a transformação da sociedade e em todos os grupos nos quais estão inseridos.


Missão

Formar profissionais, produzir e compartilhar conhecimento científico relevante aos processos de democratização da comunicação e ao desenvolvimento sustentável da Amazônia com visão crítica e ética da sociedade contemporânea.

Visão

Ser referência no ensino, pesquisa e extensão em comunicação na Amazônia, de forma integrada à sociedade, com visão crítica e ética, trabalhando a comunicação como valor humano essencial.

Valores

Respeito, solidariedade, compromisso, criatividade.