Publicidade e Propaganda

O curso de bacharelado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, procura formar profissionais com o domínio de conhecimentos teóricos-práticos na área da comunicação e da publicidade e propaganda, proporcionando ao aluno a interação crítica com os instrumentos, assim como potencializar o desenvolvimento da capacidade criativa para atuar em diferentes meios e veículos de comunicação, como o rádio, a televisão, o jornal e a internet.

O aprendizado ao longo do curso inclui compreender, sistematizar e organizar os processos de produção publicitária, de maneira ordenada e diagnosticando as informações dos clientes, realizando pesquisas de consumo, de motivação, de concorrência e de argumentos. Inclui ainda executar trabalhos de criação e produção de campanha de propaganda, adaptando linguagem e competências estéticas e técnicas para criar, orientar e julgar materiais de comunicação direcionados para cada público e meio específico. Habilidades como a capacidade de expressão, criatividade, domínio de técnicas de redação e do português, bem como de ferramentas de edição e criação de ilustrações, vídeos e imagens são requisitos fundamentais e básicos que serão amadurecidos no decorrer do curso.

As disciplinas básicas incluem as teorias da comunicação, da linguagem, da cultura e do contemporâneo. O aluno do curso também passará por matérias específicas que vão da introdução ao marketing e propaganda, produção nas diferentes mídias (impresso, rádio, televisivo, digital e novas mídias), técnicas de criação e usos das novas tecnologias de comunicação, com aulas prático-teóricas de foto publicitária e criação publicitária em mídia impressa e eletrônica.

O PPC (o Projeto Pedagógico de Curso, isto é, a maneira como o curso é organizado em disciplinas) de Publicidade e Propaganda é do ano de 2002 e também é comum ao curso de Jornalismo. Ao longo dos anos, esse Projeto vem sendo ajustado a partir de resoluções específicas. E você pode conhecer mais sobre o atual trajeto de formação dos alunos de PP clicando aqui. Entretanto, neste momento, o Núcleo Estruturante de Publicidade e Propaganda está construindo seu novo PPC, que vem sendo elaborado separadamente do Projeto do curso de Jornalismo para atender melhor as especificidades de formação deste profissional e, em breve, você poderá conhecer melhor sobre essa nova proposta pedagógica.

Perfil do Profissional

Ao publicitário cabe a responsabilidade de planejar, criar, produzir, difundir e gerir a comunicação publicitária de ações promocionais e de incentivo, atividades de marketing, venda pessoal, design de embalagens, identidade corporativa e assessoria publicitária. Agindo como estrategista ao definir os procedimentos comunicacionais apropriados para alcançar os objetivos empresariais e/ou mercadológicos. Atua em empresas anunciantes, agências de propaganda, veículos de divulgação e ainda outras instituições que incluam atividades caracterizadas como publicitárias.