Jornalismo

O curso de bacharelado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, trabalha com o registro, investigação, produção e divulgação de informações de fatos em diferentes meios e veículos de comunicação, como o rádio, a televisão, o jornal e a internet. Compreender e saber sistematizar e organizar os processos de produção jornalística, apurando, editando, interpretando e adaptando as informações e a linguagem para cada público e meio específico de comunicação são tarefas passadas ao longo do curso. Habilidades como a capacidade de expressão, senso crítico, domínio de técnicas de redação e do português, bem como de ferramentas de edição de textos, vídeos e imagens são requisitos fundamentais e básicos que serão amadurecidos ao decorrer do curso.

As disciplinas básicas incluem as teorias da comunicação, da linguagem, da cultura e do contemporâneo. O aluno do curso também passará por matérias específicas que vão da introdução ao laboratório nas diferentes modalidades do jornalismo (impresso, radiofônico, televisivo, digital e institucional), técnicas de redação e edição de texto e das novas tecnologias de comunicação, com aulas prático-teóricas de fotojornalismo, jornalismo impresso e online, rádio, televisão e comunicação institucional.

Neste momento, o curso está com dois PPCs (Projetos Pedagógicos de Curso, isto é, a maneira como o curso é organizado em disciplinas) em andamento. O primeiro e mais antigo é do ano de 2002 e é comum as duas habilitações oferecidas pela Facom – Jornalismo e a Publicidade e Propaganda. Ao longo dos anos, este PPC vem sendo ajustado a partir de resoluções específicas e você pode conhecer mais sobre o trajeto de formação dos alunos clicando aqui. Entretanto, hoje, há um novo Projeto Pedagógico de Jornalismo, que vem sendo construído separadamente do curso de Publicidade e Propaganda para atender a questões específicas na formação deste profissional. Os novos alunos estão cursando disciplinas equivalentes à nova grade para que, em breve, possam fazer a migração para o novo PPC sem dificuldades. E assim que o novo Projeto for aprovado, também vamos disponibilizá-lo aqui.

Perfil do Profissional

Ao jornalista cabe o compromisso ético de relatar os fatos e promover a circulação da informação de acordo com o interesse público. Seja em campo profissional, no trabalho em veículos de comunicação de massa, na assessoria de instituições privadas ou públicas, em ações independentes que incluam a atividade de imprensa e informação jornalística, ou mesmo em campo acadêmico, na docência ou no desenvolvimento de pesquisas científicas, esse profissional atua sobre os acontecimentos, para estruturar as informações afim de levá-las ao conhecimento da sociedade. Sua função é atender ao interesse social e público da comunidade em que está inserido, utilizando da ética jornalística e a responsabilidade social da profissão, com postura ética e compromisso com a cidadania, na apuração, interpretação, registro e divulgação dos fatos, de maneira objetiva e comprometida com a verdade, procurando compreender e refletir sobre os processos envolvidos na recepção de mensagens jornalísticas e seus impactos sobre os diversos setores da sociedade.