Eventos

 

Internos

 

Semana do Calouro de Comunicação Social da UFPA

Durante a semana que antecede o início das aulas, os veteranos dão as boas-vindas aos calouros de Jornalismo e Publicidade e Propaganda com uma programação de oficinas, minicursos, rodas de diálogo, mostra acadêmica e momentos de integração, para apresentar o curso, a faculdade e os desafios da carreira de comunicólogo. A organização é do Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACO), com apoio da Facom.

 

Muvuca na Cumbuca

Muvuca na Cumbuca é a Semana de Comunicação da UFPA. Organizada pelos alunos, já teve quatro edições e tem um nome que pode causar um pouco de estranheza à primeira vista, mas é tradução daquilo que o evento pretende alcançar: um encontro acadêmico que reúna tudo e todo mundo em um só lugar, para pensar a Comunicação. Geralmente acontece no segundo semestre de cada ano e é antecedida pelas “Muvuquinhas”, debates nos meses anteriores que antecipam a Muvuca.

Caldeirada Comunicação e Cultura

A Caldeirada, promovida anualmente pela Facom e por coletivos independentes do curso de comunicação da UFPA, tem como proposta discutir a relação indissociável entre comunicação e cultura. Desde 2015, sua 1ª edição, o evento se ocupa de interfaces temáticas que permitam refletir sobre o modo de ser da cultura contemporânea, entrelaçada com a comunicação. Desde 2016 o evento conta com a parceria com o Núcleo de Fotografia do Centro Cultural Sesc Boulevard. Em 2017, o tempo e as temporalidades estarão no centro das discussões do evento, que será realizado nos dias 28, 29 e 30 de agosto.

Locais

 

Semana de Comunicação da Unama

Durante a Semana de Comunicação da Unama, palestras, oficinas e minicursos são disputados pelos alunos e profissionais de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e áreas afins. O evento já teve sua 12ª edição em 2016.

 

Comuniquê? – Semana de Comunicação do Cesupa

A Comuniquê acontece desde 2012 no Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) e traz aos participantes não apenas as tradicionais palestras, mesas-redondas e oficinas, mas também o “Prêmio Val-de-Cannes para Campanhas Universitárias”, uma mostra da produção publicitária dos alunos das faculdades de Publicidade de Propaganda no Pará.

 

Fusca – Festival Universitário de Criação Audiovisual

Promovido pela Faculdade Estácio do Pará (Estácio FAP) e realizado pelo Curso de Comunicação Social da instituição como um projeto de extensão, o Fusca – Festival Universitário de Criação Audiovisual surgiu em 2012 no intuito de estimular a produção paraense audiovisual e descobrir e dar visibilidade a novos talentos. Durante o evento, obras inéditas produzidas por estudantes universitários são exibidas e premiadas.

 

Festival Osga de Vídeos Universitários

O “Osga” é um festival de produção audiovisual criado em 2005 por alunos de Comunicação Social da Unama, sob a coordenação dos professores Ricardo Harada e Renato Malcher. O nome é um trocadilho com o maior festival de cinema do mundo, o “Oscar”, e simboliza, de uma maneira divertida, a “maior premiação de vídeos universitários da Amazônia”.

 

 

Regionais

Intercom Norte

O Intercom Norte é um dos cinco eventos regionais que precedem o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, esse de âmbito nacional. Acontece anualmente e em 2007 e 2014 foi sediado na UFPA. A edição Norte do Intercom promove as etapas regionais do Expocom – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação e do Intercom Júnior – Jornada de Iniciação Científica em Comunicação, eliminatórias para o evento nacional. A última edição (2017) foi realizada em Manaus.

 

Encontro Regional Norte de História da Mídia

O Encontro Regional Norte de História da Mídia é a etapa prévia ao evento nacional que busca preservar a memória da imprensa no Brasil. Acontece a cada dois anos. Em 2016, a 4ª edição do evento regional aconteceu na Universidade Federal do Acre (UFAC), tendo apresentado como tema “Mídia, Fluxos migratórios e diásporas: perspectiva histórica”.

 

Nacionais

Intercom

O Intercom, ou Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, surgiu em 1977, com a fundação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, em São Paulo. O evento nacional pretende estimular o compartilhamento de pesquisas e informações na área de Comunicação Social e é precedido de cinco encontros regionais – Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul. Acontece sempre no início do mês de setembro e em 2017, acontecerá na Universidade Positivo, em Curitiba-PR.

 

I Colóquio de Culturas Digitais

Foi realizado no último dia 15 de maio de 2017 na Fundação Casa de Rui Barbosa do Rio de Janeiro o primeiro evento entre alunos de Pós-graduação e pesquisadores das áreas de Metodologias e de Culturas Digitais, cujo objetivo foi debater e analisar o campo, criando espaços de interlocução e troca entre pesquisadores e alunos. Mais informações, acesse aqui.

 

III Jornada dos Grupos de Pesquisa em Semiótica

A terceira edição do evento que tem como discussão principal o estudo dos problemas semióticos cujo objetivo é valorizar a investigação em seus aspectos qualitativos, além de abrir espaço para o debate do pensamento teórico sobre os signos de forma contributiva para a análise de questões emergentes do campo semiótico. A III Jornada ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de agosto de 2017, na Universidade de São Paulo.

 

Encontro Nacional de História da Mídia

Promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), o Encontro Nacional de História da Mídia acontece a cada dois anos, sediado em diferentes cidades. A última edição ocorreu em 2015, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS). A última edição ocorreu em junho de 2017, na Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo. Mais informações, acesse aqui.

 

Compós

A Compós – Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação promove encontros anuais, estruturados sob a forma de Grupos de Trabalho (GTs), como um espaço de intercâmbio acadêmico entre os pesquisadores dos vários programas em todo o país. Em 2014, o evento aconteceu em Belém, sediado pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM), da UFPA. A edição de 2017 ocorreu em junho, na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo.

 

Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor

Em 2003, a recém-fundada Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) promoveu seu primeiro encontro, na UnB. Desde então, a instituição vem buscando institucionalizar a pesquisa no campo do jornalismo, através de projetos como a criação da revista científica Brazilian Journalism Research. A edição 2017 do encontro será realizada de 8 a 10 de novembro, na Universidade de São Paulo (USP). Mais informações, acesse aqui.

 

Simpósio Nacional da ABCiber

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), fundada em 2006 na PUC-SP, realiza anualmente um encontro reunindo estudiosos do fenômeno da cibercultura no país. Além de promover o simpósio e o intercâmbio entre pesquisadores do tema, a ABCiber implantou a Comissão Especial de Assessoramento sobre Política Digital e da Internet no Brasil. Em 2017, o Simpósio acontecerá de 14 a 16 de dezembro, na ECA-USP.

 

Conferência Brasileira de Mídia Cidadã

A conferência é promovida pela Rede Brasileira de Mídia Cidadã e pela Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. A primeira edição aconteceu em 2005, com o objetivo de reunir profissionais, estudantes e movimentos e organizações sociais para discutir questões sobre o cidadão na mídia e o direito à comunicação. A XII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã acontecerá na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, de 25 a 27 de outubro de 2017.  

 

Folkcom

A I Conferência Brasileira de Folkcomunicação (Folkcom) aconteceu em 1998, quando foi criada a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom), que integra pesquisadores da disciplina que estuda a comunicação popular e o folclore na difusão de meios de comunicação de massa. Em 2017, a XVIII Folkcom  ocorreu em Pernambuco.

 

Festival Brasileiro de Publicidade

Promovido pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP), o Festival Brasileiro de Publicidade premia, desde 1974, os destaques na publicidade profissional no país. A partir de 2009, passou também a premiar a criação publicitária experimental de estudantes, através do Concurso Cultural Universitário.

 

Festival Mundial de Publicidade de Gramado

O Festival Mundial de Publicidade de Gramado é realizado pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (ALAP) em todos os anos ímpares, desde 1977, sempre na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. O evento, além de premiar as melhores peças e campanhas, promove debates e conferências com grandes nomes da área. Desde 2004, acontecem também edições extras do festival, nos anos pares e em outros países. A edição 2017 ocorreu em Gramado-RS, no mês de Junho.

 

Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda – Propesq PP

A realização do ProPesq PP, originalmente acolhido pelos docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes (PPGCOM/ECA-USP), configura-se como a principal atividade científica dos pesquisadores em Publicidade e Propaganda do país. A edição 2017 ocorreu no mês de maio em Pernambuco, e teve a participação de discentes e docentes da Facom.

 

 

Congresso ABRAPCORP

A Abrapcorp – Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas é uma instituição que possibilita a troca e a ampliação de conhecimento, a formação de parcerias e a potencialização de produções na área. Desde que foi criada em 2006 na Universidade de São Paulo (USP), a Abrapcorp realiza congressos em diferentes cidades do país e reúne membros da comunidade acadêmica e profissionais de atuação no mercado. Em 2017, a XI edição do congresso foi realizada em maio, na UFMG.

 

Internacionais

Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia – DCIMA

O DCIMA busca trazer reflexões em torno das cartografias discursivas que formam a região amazônica do Brasil, assim como as demais regiões, e as levam a se perceberem como uma unidade identitária na diversidade cultural que nos constitui contemporaneamente enquanto Nação. A edição 2017 ocorreu no Maranhão.

 

Pentálogo e Colóquio Semiótica das Mídias – Ciseco

Desde 2010, o Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (Ciseco) realiza um evento anual denominado Pentálogo, com cinco dias de duração. Nos últimos dois anos, durante o Pentálogo passou a acontecer também o Colóquio Semiótica das Mídias, que busca refletir sobre as manifestações midiáticas segundo diferentes angulações interpretativas. O Pentálogo VIII ocorrerá entre 25 e 29 de Setembro de 2017, no Hotel Albacoara, em Alagoas. Mais informações, acesse aqui

 

Congresso ALAIC

O Congresso da Associação Latino Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC) acontece a cada dois anos, reunindo pesquisadores para uma reflexão coletiva sobre um tema central na área da Comunicação. A edição 2017 do Congresso ocorreu em Goiânia. O Congresso 2018 ocorrerá nos dias 30 e 31 de Julho e 1º de Agosto, na Universidade de Costa Rica. 

 

 Lusocom

Os encontros da Federação das Associações Lusófonas das Ciências da Comunicação (Lusocom), que acontecem desde 1997, reuniam a princípio apenas pesquisadores brasileiros e portugueses, mas com o passar do tempo incluíram também participantes moçambicanos, angolanos e galegos.

 

 

ICA’s Annual Conference

International Communication Association (ICA) surgiu em 1950 como uma pequena associação de pesquisadores da Comunicação nos Estados Unidos e hoje é uma agremiação que reúne mais de 3.500 membros em 65 países. A edição 2017 ocorreu em San Diego, Califórnia.

 

 

XV Congresso IBERCOM

O Movimento IBERCOM surgiu em 1986 durante o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado no campus da USP, cujo o objetivo era agrupar os pesquisadores da comunicação dos países ibero-americanos. Posteriormente, o movimento foi consolidado e surgiu, então, o Congresso IBERCOM. O XV IBERCOM será realizado nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2017, em Lisboa.

 

VIII PANAM e X ULEPICC

Em 2017, os dois eventos serão realizados em conjunto: o Encuentro Pan-Americano de Ciencias de la Comunicación (PANAM/2017) e o Congresso Internacional de La Unión Latina de Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cultura (ULEPICC 2017). A programação acontecerá de 12 a 14 de julho, em Quito. 

 

International Association for Media and Communication Research

A IAMCR é uma organização internacional do campo de pesquisa em mídia e comunicação, cujos membros participantes promovem inclusão e excelência dentro das mais variadas formações no campo da comunicação. Anualmente ocorre a Conferência IAMCR. A edição 2017 ocorrerá em Cartagena, na Colômbia, dos dia 16 a 20 de Julho.