Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência

O presente projeto, aprovado no edital 071/2013 do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD) da CAPES, tem como objetivo analisar e comparar o consumo midiático realizado pelos jovens nas regiões Sul, Norte e Nordeste do Brasil, considerando as especificidades regionais. Com isso, espera-se consolidar, por meio de pesquisa integrada e cooperação, os Programas de Pós-Graduação em Comunicação localizados em regiões geográficas prioritárias, em consonância com os parâmetros estabelecidos pelo Plano Nacional de Pós-graduação 2011-2020 (PNPG-2011-2020). Para isso, estão reunidos pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal do Pará (UFPA – Associada 1) e da Universidade Federal do Sergipe (UFS – Associada 2). O referido projeto também tem como objetivo aprofundar os resultados da pesquisa desenvolvida nacionalmente pela Rede Brasil Conectado, criada em 2012 e composta por membros de 47 universidades, entre federais e particulares. A pesquisa está ancorada nos Estudos Culturais, tendo como foco os processos identitários e comunicacionais percebidos a partir dos usos e apropriações realizados pelos jovens.

Coordenação: Prof. Dra. Maria Ataide Malcher

Contato: aataide@ufpa.br / ataidemalcher@uol.com.br