DISCIPLINA INCENTIVA NOVAS MANEIRAS DE EXERCITAR TEORIA

Publicado por Daisy Feio em 12 de setembro de 2017 às 11:24

Criatividade dos alunos da Facom é estimulada para a produção de conteúdo digital

Matéria: Matheus Nery

Discutir amplamente temas e conceitos relacionados à Comunicação e Tecnologia, incentivando que os estudantes afirmem suas posições e argumentos, a partir da leitura dos textos selecionados e contribuição de exemplos para exposição durante as aulas. Esse foi um dos objetivos da disciplina optativa “Novas Tecnologias em Comunicação”, ofertada aos alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (FACOM – UFPA), no período letivo 2017.2.

Ao longo da disciplina, os alunos participaram de debates com pesquisadores sobre variadas temáticas: arte e cibercultura; amazônia e tecnologia; acessibilidade; vigilância e monitoramento no ciberespaço; ciberativismo, dentre outras. O resultado desses encontros e debates foi a criação de conteúdos digitais sobre esses temas, em formato de blog. “Os blogs foram criados para que os estudantes pudessem exercitar a escrita analítica, sempre envolvendo os eixos centrais da disciplina: Comunicação e Tecnologia. Assim, foi possível o desenvolvimento de uma narrativa multimidiática e a construção de um produto que vai perdurar para além da disciplina, ao servir como fonte de consulta para compreensão dos temas discutidos em sala de aula”, ressaltou Monique Igreja, professora da disciplina.

“Acredito que a metodologia da disciplina incentivou o aprendizado prático dos conteúdos apresentados”, afirmou Thais Raquel, coautora do blog APPlicaí, um dos produtos criados.

Blogs

Como resultado da disciplina, os alunos construíram e alimentaram sete blogs, relacionando as teorias debatidas em sala com os temas escolhidos pelos grupos. Os blogs trabalham com temas sobre Youtubers, Cinema, Séries, Redes Sociais, Aplicativos, Música e Ativismo Digital. Mariana Vieira, coautora do blog Comunica-te a mim, que tratou sobre o universo das redes sociais, relatou o motivo da escolha do tema: “as redes sociais estão muito presentes na nossa vida e, por isso, não tem como estudar comunicação sem falar delas”.

“Eu nunca gostei de disciplinas teóricas, mas durante as aulas acabei gostando dos temas e da produção dos conteúdos para os blogs”, disse Caio Maia, coautor do blog Cinema e Teoria. A disciplina também despertou o interesse dos alunos em continuar produzindo conteúdo para seus blogs, o que segundo Krisllen Mayra, coautora do blog #IS2Series, “é uma oportunidade para aprender e escrever sobre assuntos que me agradam”.

Novas experiências

Durante a disciplina, além dos debates, os alunos tiveram a oportunidade de ultrapassar os limites da sala de aula e do próprio blog. Uma dessas oportunidades foi a visita ao Street River, a primeira galeria fluvial do mundo. O projeto consiste no uso do grafite em casas ribeirinhas, localizadas nas ilhas do Combu e Murucutu, na capital paraense.

Atividade-NovasTecnologiasemComunicacao

Nessa visita, os alunos relacionaram os conceitos de arte e cibercultura. Os criadores dos blogs Comunica-te a Mim e Janela Secreta,  produziram conteúdo audiovisual sobre o projeto. Confira abaixo:

Outra experiência proporcionada foi a criação de uma página interativa sobre Inovação e Obsolescência relacionadas às tecnologias. Produzida pelo blog #IS2Series, a iniciativa teve como objetivo proporcionar ao leitor uma nova forma de consumir o conteúdo do blog.

Confira todos os produtos elaborados pelos alunos na disciplina:

– Youtubers |  Janela Secreta

– Cinema | Cinema e Teoria