WEBDOC UFPA 60 ANOS

Publicado por facom em 21 de agosto de 2017 às 19:07

Rádio Web lança webdocumentário sobre 6 décadas de história da Universidade Federal do Pará

Texto e imagens: Divulgação

Nesta terça-feira (22), a Rádio Web lançará o webdocumentário produzido em comemoração aos 60 anos da UFPA, um valioso acervo multimídia sobre a trajetória, os desafios e as perspectivas da instituição. O produto será disponibilizado no site www.radio.ufpa.br/webdoc60, após ser lançado em evento no hall do Espaço de Ensino Mirante do Rio, a partir das 11h.

Web Doc

Durante três meses, jornalistas e bolsistas do projeto se dedicaram intensamente à elaboração e execução do webdocumentário, um formato inovador e multimidiático, que de forma convergente agrega textos, vídeos, fotos e áudios, armazenados, sincronizados e disponíveis na internet, para que o usuário possa acessar o conteúdo e interagir com ele. E para contar a história da instituição, foram realizadas mais de 70 entrevistas e depoimentos com alunos, professores e técnico-administrativos.

Além do formato inovador, a produção do webdoc trouxe para a equipe da rádio mais um importante desafio: a proposta de garantir uma comunicação inclusiva. Todos os conteúdos do webdocumentário, independente do formado da mídia, estarão disponíveis e acessíveis para pessoas com deficiência.

O Webdocumentário

Primeira produção multimidiática da Rádio, o webdoc será divido em seis seções nas quais o usuário poderá navegar entre textos, vídeos, fotos e áudios pelas histórias e memórias feitas desde a implantação da UFPA, em 1957, até os dias atuais, com os novos desafios, além de todas as expectativas da comunidade acadêmica.

Um dos conteúdos disponíveis é o radiodocumentário UFPA 60 anos. O material destaca a história e os avanços do ensino, da pesquisa e da extensão na Amazônia. É dividido em seis capítulos, cujos temas são: “Dos anos dourados aos anos de chumbo, a construção da Universidade na Amazônia”; “Ensino para a inclusão e cidadania na Amazônia”; “A força da pesquisa na Amazônia”; “O diálogo entre a Universidade e a Sociedade na Amazônia”; “A integração dos saberes no interior da Amazônia” e ”Sonhos para transformar a realidade na Amazônia”.

Por envolver múltiplas plataformas e oferecer ao público a possibilidade de mergulhar no passado da Universidade, sem deixar de refletir o seu presente e futuro, o webdoc é fruto de um aprendizado. Tanto para quem o acessa, quanto para quem o produziu, como afirma a bolsista de jornalismo Graziela Ferreira: “Foi uma experiência em que eu pude colocar em prática todos os ensinamentos que foram repassados durante a graduação e ainda tive a oportunidade de conhecer um pouco das histórias da UFPA, que para mim se tornou minha segunda casa”.

Seções

Na seção “Memórias UFPA”, o site disponibilizará, por meio de infográficos, fatos relevantes na linha do tempo e personalidade que prestaram serviços importantes para a instituição e para a sociedade, como, por exemplo, reitores, professores eméritos e doutores honoris causa.

Emmanuel Tourinho 1

Reitor Emmanuel Tourinho durante entrevista para o webdoc

Nesta mesma seção, o usuário encontrará ainda entrevistas, em vídeo, com o atual reitor Emmanuel Tourinho. E ainda com a professora emérita Dra. Violeta Refkalefsky Loureiro, socióloga e especialista em temas como Amazônia e desenvolvimento e conflitos. O internauta conferirá também a entrevista com o doutor honoris causa Dom Luís Azcona, Bispo Emérito da Prelazia do Marajó, e grande defensor dos direitos humanos na região.

Violeta Loureiro 2

Dra. Violeta Refkalefsky Loureiro em entrevista para o webdoc

A seção “UFPA de todos” traz entrevistas e depoimentos, também em vídeos, das pessoas que fizeram e fazem parte da Universidade. Professores, estudantes e técnicos-administrativos contam um pouco suas histórias e suas vivências na instituição. E ainda destacam a importância das conquistas em 60 anos de produção de conhecimento, e da busca por uma universidade que preza não apenas pela excelência acadêmica, mas em inclusão e cidadania.

Em “Sons da UFPA”, o internauta terá acesso a um compilado de áudios característicos do cotidiano da Universidade e do campus do Guamá. Desde o motor das embarcações que trafegam diariamente à beira do rio até o latido dos cachorros que habitam e compõem a paisagem do campus.

#EuNaUFPA
Por ser uma produção multimidiática, o Webdoc permite a possibilidade de interação com o público. Desta forma, a Rádio Web preparou um espaço destinado à participação dos usuários, no qual eles podem compartilhar conteúdos, como espaços favoritos ou mensagens por meio das redes sociais, utilizando a hashtag #EuNaUFPA. A ideia é colher novos depoimentos e conhecer diferentes lugares da instituição, principalmente, dos campi do interior do Estado.

Rádio Web UFPA
A Rádio, que entrou no ar em maio de 2009, tem como objetivo a divulgação das atividades acadêmicas e científicas feitas pela Universidade Federal do Pará. Além de produções radiofônicas sobre as mais diversas áreas de atuação da UFPA, desde 2016 vem realizando experiências em produções diferenciadas para ocasiões especiais, como os 400 anos de Belém, os 40 anos da Faculdade de Comunicação da UFPA (FACOM) e o processo eleitoral para a reitoria da Universidade.

VOLTAR
MAIS NOTÍCIAS