UFPA FOI A SEGUNDA EM NÚMERO DE PRÊMIOS NO EXPOCOM NORTE

Ao todo, foram 7 trabalhos premiados. A próxima etapa será em Curitiba-PR

Matéria:  Daisy Feio

Produção: Caroline Araújo

A XVI edição do Intercom Norte terminou trazendo um saldo positivo para a Facom: além dos 12 artigos científicos apresentados, de 1 minicurso e do 1º Colóquio de Jornalismo Digital na Amazônia, foram 7 prêmios na Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação da Região Norte (Expocom Norte), de um total de 16 trabalhos inscritos. A Facom foi a segunda maior premiada, juntamente com outras duas instituições.

IMG_8618

Alunos premiados no Expocom 2017. Foto: Sérgio Ferreira Júnior

Os alunos se mostraram muito contentes com o congresso. Entre eles, Everton Santos, estudante de jornalismo premiado no Expocom. Everton comenta sobre a importância de participar do evento: “Representar a Facom em um evento como o Intercom Norte e participar com vários estudantes, professores de todo o Norte do Brasil é uma honra. Tanto a ‘Agência Comunicação Ocupada’, que foi de extrema importância durante o período da ocupação aqui na faculdade, como o ‘Protagonismo Juvenil na Ocupação’, a matéria que eu escrevi (trabalhos vencedores na Expocom), foram produtos que mudaram completamente a minha cabeça. Escrever sobre a ocupação, escrever sobre como nós jovens estamos protagonizando mais um movimento, mais um período da nossa história, é sem dúvida muito gratificante, pois sabemos que não estamos para brincadeira, nos preocupamos tanto com o nosso presente, como com o futuro de muitas pessoas”.

IMG_8552

Alunos da Facom e Prof. Elaide  Martins no Intercom Norte . Foto: Sérgio Ferreira Júnior

A aluna de Publicidade e Propaganda, Adriane Jackson, falou da importância do congresso. Para ela, participar do evento é um passo importante para fazer outros trabalhos e incentivar essas produções, dar visibilidade à cultura do Pará e principalmente ao que está sendo desenvolvido na Amazônia e no estado, e levar esses trabalhos ao conhecimento do público em geral.

IMG_8593

Aluna Adriane Jackson. Foto: Everton Santos

Agora a expectativa dos alunos é para o Intercom Nacional que nesse ano acontecerá em Curitiba-PR, entre os dias 4 e 9 de setembro. Everton diz que está muito feliz por ter conseguido passar pela etapa regional e que agora a responsabilidade aumenta, porque além do paper e do produto, o Expocom Nacional avalia a apresentação dos alunos. Ele ainda acrescenta: “Poder participar do evento é muito bom, conta para o nosso currículo, a gente aprende muito tendo contato com diversas culturas, sejam elas de outros países ou de outros estados, então isso é muito interessante para nós estudantes e as minhas expectativas são sempre as melhores”.

Para se inscrever no congresso nacional basta acessar o link: https://goo.gl/JqCxg8 . As inscrições estão abertas até o dia 8 de agosto. Para quem deseja submeter trabalho ao Expocom, ao Intercom Junior e às Divisões Temáticas, as inscrições vão até o dia 15 julho.
Confira os trabalhos da Facom vencedores no Expocom Norte 2017:

– CATEGORIA: JORNALISMO
| Modalidade: Reportagem em Jornalismo Impresso
Trabalho: O protagonismo juvenil na Ocupação – Everton Santos (aluno líder).
Acesse 0 Produto e o Paper

| Modalidade: Agência Jr. de Comunicação
Trabalho: Agência Comunicação Ocupada – Raisa de Araújo (aluna líder).

Acesse o Produto e  o Paper

| Modalidade: Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em Áudio e Rádio

Trabalho: Radiodocumentário “Cametá: a beira do imaginário popular” – Leonardo Santana (aluno líder).

– CATEGORIA: PRODUÇÃO TRANSDISCIPLINAR
| Modalidade: Produção Multimídia
Trabalho: “Arado de Garfo” – O alimento do campo à mesa – Matheus Botelho (aluno líder).

| Modalidade: Comunicação e Inovação
Trabalho: MoBelém – O ônibus certo na hora certa – Lucas Rocha dos Santos (aluno líder).

| Modalidade: Embalagem
Trabalho: “Cada Gota um Sorriso” Embalagem promocional de Xampu para a empresa Chamma da Amazônia – Camila Queiroz (aluna líder).

Acesso o Produto e o Paper

– CATEGORIA: RÁDIO, TV E INTERNET
| Modalidade: Programa Laboratorial de Áudio
Trabalho: Aquarelando – Gabriela Rúbia Bastos (aluna líder).