BOLSISTAS DE EXTENSÃO DA FACOM PARTICIPAM NO CIENEX

Publicado por Adnes Sousa em 13 de março de 2017 às 11:51

Os alunos apresentam trabalhos sobre as atividades desenvolvidas nos projetos dos quais fazem parte

O primeiro Congresso Interinstitucional de Ensino e Extensão (CIENEX), com o tema “Ciência, Poder e Responsabilidade”, começa hoje e vai até a próxima sexta (17). O evento é uma realização conjunta da UFPA, da Universidade Rural da Amazônia (UFRA), da Universidade Estadual do Pará (UEPA) e do Instituto Federal do Pará (IFPA), e é uma continuação da Jornada de Extensão, evento da UFPA do qual os bolsistas de Extensão da Facom participavam antes. Neste ano, 6 trabalhos estão representando a faculdade no congresso.

Com o objetivo de avaliar as produções acadêmicas dos discentes vinculados a Programas/Projetos de ensino e extensão das instituições envolvidas, o evento terá 951 resumos apresentados durante toda a programação. A apresentação dos trabalhos será feita em categoria, 480 em forma de Comunicação Oral e 471 em forma de Apresentação de Pôsteres.

A Facom obteve um total de 6 trabalhos selecionados, os quais serão apresentados pelos próprios bolsistas, que farão um balanço do que foi desenvolvido durante a vigência de um ano dos projetos.

Um desse projetos é o “Documentários Biográficos da Amazônia – (DOCBIO)”, vinculado ao Academia Amazônia, que no ano passado ficou em segundo lugar no Prêmio Jovem Extensionista na Jornada de Extensão. O bolsista atual do projeto, Rogério Silva, explica um pouco sobre os objetivos do DOCBIO: “Ele tem o objetivo de biografar as personalidades Amazônicas, que contribuíram e contribuem de alguma forma para a Amazônia Legal. Além disso, ele busca registrar e deixar guardado para pôr à disposição da sociedade as histórias de pessoas importantes, de fatos que marcaram e são importantes até hoje para a gente”.

12244820_693946277409540_5610790609325001985_o
Bolsistas e coordenadores premiados na Jornada de Extensão 2015. Entre eles, os projetos “Facom 4.0″ e o “DOCBIO”

Dentre algumas personalidades já biografadas pelo projeto, estão o músico paraense Mestre Curica, o ambientalista Camillo Vianna e o radialista Guilherme Guerreiro:

Com uma visão abrangente acerca dos trabalhos desenvolvidos pelos projetos de extensão, a professora da Facom e coordenadora do projeto de extensão “Facom 4.0 – Ação coletiva por uma nova cultura de comunicação”, Rosaly Brito, nos falou um pouco sobre a atuação recente dos projetos na Facom: “De 2015 para cá, a Faculdade de Comunicação fez um percurso muito interessante das atividades de extensão. Nós apostamos na criação de vários projetos e acabamos criando uma metodologia de trabalho que faz com que atuem de maneira integrada”.

Integrantes da revista Na Cuia, durante a Caldeirada – Comunicação e Cultura, um dos eventos realizados pelo Facom 4.0 em 2016

A professora frisou que a atividade de extensão sempre remete a um trabalho mais coletivo e que a faculdade conseguiu transformar isso em um método efetivo de trabalho, em que todos trabalham para além das metas do seu projeto, e ao mesmo tempo todos trabalham para somar no resultado do estado global da faculdade: “Nossa participação no Cienex vai traduzir isso, vai espelhar esse método de trabalho que estamos desenvolvendo desde 2015”, completou Rosaly Brito.

Para saber a programação completa, acesse o site do Cienex.