ESTUDANTES PROMOVEM DEBATE

Publicado por facom em 10 de março de 2017 às 12:35

Personagem de sucesso nas redes sociais, Paula Martins fala sobre o papel dos influenciadores digitais no ambiente da internet em evento na Facom

Texto: Matheus Nery
Fotos: Neil York

Estudantes da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (FACOM – UFPA) realizaram, na última quarta-feira (8), a palestra “#LinknaBio – Influenciadores Digitais em Fluxo”, para debater o papel desses novos sujeitos do ambiente digital. A palestra contou com a participação da pesquisadora Danuta Leão, professora da faculdade, e da influenciadora digital Paula Martins, que alcançou sucesso nas redes sociais com o compartilhamento de vídeos e dicas sobre situações diárias, com uma dose de humor.

A influenciadora digital Paula Martins (à esquerda)participou de debate mediado pela professora Danuta Leão
A influenciadora digital Paula Martins (à esquerda) participou de debate mediado pela professora Danuta Leão

Nos últimos anos, com o avanço da Internet, diversos anônimos alcançaram a fama divulgando opiniões, dicas, estilos de vida e outras coisas mais nas redes sociais. Eles ganham poder de influenciar outras pessoas, e recebem o título de digital influencer, em inglês, ou influenciadores digitais.

Para Danuta, o influenciador torna-se um formador de opinião e, para manter sua audiência, precisa estar atento às mudanças e comportamentos da sociedade. Com o sucesso, as marcas buscam esses formadores para divulgar seus produtos, alimentando a ciberpublicidade. “Sempre busco algum vídeo no YouTube ou um post antes de efetuar uma compra, e com a palestra, refleti sobre como somos influenciados por eles, algo comum no dia a dia dos jovens”, afirmou o estudante Daniel Silva, um dos participantes do evento.

Estudantes participam de evento sobre influenciadores digitais, na Facom

“Hello amorinhos reais, vrá queridos.” É com essa frase que a influenciadora Paula Martrins abre seus vídeos. Contadora por formação, ela alcançou o estrelato com a divulgação de um vídeo cômico, gravado no litoral paraense. A partir desse instante, sua vida ganhou um novo rumo e abriu caminho para que ela viesse a trabalhar nas redes sociais.

Segundo Paula, cada rede atrai um público diferente. Assim, diz, ela pensa em conteúdos específicos para atender cada demanda. “O meu público no Instagram está em busca de dicas, enquanto o do Facebook procura os vídeos cômicos”, disse a influenciadora.

Outro ponto destacado por Tia Paula – nome artístico da influencer – foi o cuidado na hora de produzir o conteúdo. Com o êxito, ela conquistou a audiência infanto-juvenil. Por causa desse público, busca retirar palavrões na edição de seus vídeos para o YouTube.