FACOM ENCERRA COMEMORAÇÕES DE 40 ANOS

Publicado por Adnes Sousa em 21 de fevereiro de 2017 às 15:51

O evento foi marcado por debates sobre política, homenagens e lançamentos de livros

Texto: Monique Igreja e Adnes Sousa

Foto: Ivana Matos

As comemorações da trajetória de quatro décadas da Faculdade de Comunicação da UFPA foram encerradas na última quinta-feira (16), com uma programação acadêmica que envolveu o Painel “Comunicação e Democracia: tensões e tramas contemporâneas”. Realizado no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade, o evento lançou olhares sobre a relação entre comunicação e política, com a participação de pesquisadores locais e nacionais que são referência nas duas áreas de estudo.

Mesa composta por Bruno, Danila e Kelly
Mesa composta por Bruno Rubiatti, Danila Cal e Kelly Prudencio

O Pós-Doutor em Ciência Política e professor adjunto da UFPA em Ciências Sociais, Bruno Rubiatti, teceu uma análise do histórico da conjuntura política do Brasil, principalmente sob o âmbito dos Poderes Executivo e Legislativo. Ele destacou o fato de o Governo Temer ter conseguido recuperar o caráter do Executivo como propositor das leis aprovadas no Congresso Nacional, fato que gera vários riscos ao Brasil: “Temos um governo que carece de legitimação eleitoral e tem baixo índice de aprovação popular, mas possui maioria esmagadora no Congresso, garantindo que ele aprove sua agenda que, claramente, coloca em risco várias conquistas das últimas décadas”.

Ricardo Fabrino por videoconferência
Ricardo Fabrino por audioconferência

O contexto político contemporâneo também foi discutido pelo Doutor em Comunicação Social e Coordenador do PPG em Ciência Política da UFMG, Ricardo Fabrino Mendonça, que participou do Painel por audioconferência. O professor contemplou uma dimensão mais social da política ao relatar o resultado de pesquisa realizada a partir de 50 entrevistas, elaboradas em São Paulo e Belo Horizonte, sobre as manifestações conhecidas como “jornadas de junho”, ocorridas em 2013. Para Ricardo Fabrino, estes movimentos se configuraram como “um momento de aberturas, plural e caótico, que abre oportunidades políticas e produz benefícios e desafios”.

Pesquisadores abordam cobertura noticiosa e pesquisas sobre política e comunicação no Brasil

A Pós-Doutora em Sociologia Política, professora e pesquisadora no Departamento de Comunicação e no PPG em Comunicação da UFPR, Kelly Cristina Prudencio, compartilhou os resultados de pesquisa realizada sobre a análise da cobertura do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em jornais impressos. Ela também ressaltou um dos maiores desafios da comunicação na contemporaneidade: “Estudar mais as teorias política, social, literária e da comunicação, que são muito mais importantes do que reproduzir técnicas de produção que não comunicam mais”. Conforme a pesquisadora, para enfrentarmos os desafios dos tempos atuais, é necessário que seja recuperada a dimensão da discussão pública, “que é o papel fundamental da comunicação na democracia”.

Jamil Marques por videoconferência

A relação entre comunicação e política foi abordada pelo Pós-Doutor em Comunicação Social, Jammil Marques, a partir do viés das pesquisas e investigações que articulam as duas áreas de estudo no Brasil. O professor, que participou do evento por videoconferência, apresentou um panorama dos estudos desenvolvidos no país, por meio de análise da produção bibliográfica de comunicação e política, e apontou suas deficiências e avanços.

Lançamentos de livros e homenagens

O encerramento das comemorações dos 40 anos da Facom também teve um momento de homenagens à professora Regina Alves, que ministra aulas na faculdade desde 1983 e está fechando um ciclo na instituição, em seu último semestre como docente. Recebida com um buquê de flores e um vídeo com fotos de alguns momentos da sua trajetória profissional, Regina relembrou sua carreira e agradeceu aos companheiros de trabalho pelo afeto e reconhecimento.

Homenagem à Regina Alves

O Painel ainda contou com o lançamento do livro “À beira do Rio. À beira do mundo”, elaborado a partir de conferência proferida pelo poeta, professor e pesquisador João de Jesus Paes Loureiro, durante o evento que marcou o início das comemorações dos 40 anos da Facom, em 2016. A obra foi distribuída gratuitamente e autografada pelo professor.

Rosaly Brito e Paes Loureiro
Rosaly Brito e Paes Loureiro em lançamento de livro

No final do evento, houve o sorteio do livro de autoria da professora Danila Cal: “Comunicação e Trabalho Infantil Doméstico: Política, Poder e Resistência”, como também de exemplares da obra da professora Elaide Martins: “Interfaces Midiáticas na Amazônia”, organizada em parceria com o professor Antônio Sardinha.

Danilo Bemerguy, aluno do 6º semestre do curso de Publicidade e Propaganda relatou que o Painel trouxe um tema interessante, aliado à realidade vivenciada atualmente: “Foi um momento bem legal para fechar esse ano de ações dos 40 anos da Facom. Por conta de tudo que aconteceu no final de 2016, de toda a conjuntura política, o impeachment da Dilma, as ocupações nas escolas e universidades, encerrar tocando em um tema sobre comunicação e política foi fundamental”.

Acesse os livros em formato digital abaixo:

“Ciberpolítica – Conceitos e Experiências” – Jamil Marques

“Comunicação e Trabalho Infantil Doméstico: Política, Poder e Resistência” – Danila Cal

“Ferramentas para Análise de Qualidade no Ciberjornalismo – Elaide Martins e Marcos Palacios