COMUNICAÇÃO E DEMOCRACIA EM DEBATE

Publicado por Primeiras Linhas em 22 de fevereiro de 2017 às 11:05

Professores e pesquisadores discutem o papel da comunicação em evento pelos 40 anos da Facom

Banner Primeiras Linhas_1500x100px-01

Texto: Matheus Nery

Fotos: Ivana Matos

Ganhando o mundo, voamos juntos. Com esse lema, a Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA) comemorou suas quatro décadas de existência.  A programação, iniciada no ano passado, se encerrou na manhã da última quinta-feira (16) com um debate sobre o papel da comunicação no estado democrático.

Mediado pela Dra. Danila Cal, professora da instituição, o evento foi realizado no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ – UFPA) e contou com a participação dos pesquisadores Dr. Bruno Rubiatti, Dra. Kelly Cristina Prudêncio, Dr. Ricardo Fabrino Mendonça e Dr. Jamil Marques.

Para Danila, o saldo do evento foi positivo, possibilitando aos participantes diversas questões para pensar e analisar o atual meio político. “É importante, enfim, para que a sociedade demande do estado, pressione, mas não é só a visibilidade que é importante em relação à mídia, mas a possibilidade de ampliar debates públicos, generalizar essas discussões e impactar na tomada de decisão política”, afirmou a professora.

DSC_8279
Professora Danila Cal, da Facom, coordenou a mesa de debates no evento

Ano conturbado

No ano de 2016, a conjuntura política mundial sofreu grandes alterações, como a ascensão de empresários e o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Dentro da faculdade, a Agência de Comunicação Ocupada foi um marco nesse período, sendo organizada por alunos e professores, debatendo sobre o tema e propiciando um panorama diferente da transmitida pelos grandes meios de imprensa.

Segundo a vice-diretora da Faculdade, Professora Dra. Rosaly Brito, no último ano, a democracia foi colocada à prova e os meios de comunicação de massa obtiveram uma participação fundamental nesse processo. “Nós elegemos esse tema, Comunicação e Democracia, para pensar justamente esse cenário contemporâneo da política, esse reordenamento político que existe no mundo”, disse a vice-diretora.

Homenagens

DSC_8713
Professor João de Jesus Paes Loureiro, homenageado, autografou livro editado pela Facom

No evento, ocorreu o lançamento da obra “À beira do rio, à beira do mundo” sobre a conferência Comunicação, Estética e Amazônia ministrada pelo ex-professor da faculdade, João de Jesus Paes Loureiro. Também houve uma homenagem para a professora e jornalista Regina Alves, que encerra sua atividade docente na instituição neste ano.