OFICINA DE CRIAÇÃO LANÇA IDENTIDADE VISUAL DO MIRANTE DO RIO

Publicado por Adnes Sousa em 9 de fevereiro de 2017 às 17:53

Elementos regionais que remetem à realidade dos rios da Amazônia compõem as peças criadas para o novo espaço de ensino

Ele tem uma posição estratégica: a de observador do Rio Guamá. O novo prédio do setor básico da UFPA, intitulado “Mirante do Rio”, traz na sua identidade visual características relacionadas à Amazônia, como rios, folhas, peixes e açaí. De acordo com os integrantes da Oficina de Criação, que elaboraram o conceito gráfico, a ideia é representar a realidade dos alunos que vão estudar no prédio, por meio das peças inseridas.

Fachada do Mirante do Rio
Fachada do Mirante do Rio

A bolsista da Oficina de Criação Luana Lisboa, que participou de todo o processo de criação das peças gráficas, explicou sobre a proposta visual do novo espaço da instituição: “Queríamos, ao mesmo tempo, ser representativos, mas também modernos, sem perder a nossa identidade regional”.

Para elaborar o conceito gráfico do “Mirante do Rio”, os membros da Oficina de Criação visitaram o prédio para observar suas características, como relatou Renato Brito, publicitário e supervisor da Oficina: “No processo de pesquisa para a construção da identidade, a gente resolveu ir ao prédio. Chegando lá, em frente ao espaço, nos deparamos com uma obra do artista Acácio Sobral, chamada ‘Olho d´água’. O monumento tem um significado muito interessante, pois um olho d´água é uma nascente do rio, e esse aspecto foi utilizado pelo artista para estabelecer uma metáfora com a universidade, que é fonte do conhecimento. E logo em frente ao espaço, a gente tem o rio, que carrega muito do que é a nossa identidade”.

GIF-textura-matéria (1)
Texturas da identidade visual criadas pela Oficina de Criação
(clique na imagem e veja as outras texturas)

Para Lívia Fialho, bolsista da Oficina de Criação, um dos maiores desafios da elaboração do conceito gráfico foi representar a cor do rio Guamá, sem as cores que são, geralmente, atribuídas a ele: “Os nossos rios têm a cor barrenta, então a gente tinha que fazer a textura ser entendida como um rio e, ao mesmo tempo, ser representativo com os rios da região, que não são azuis”.

Identidade visual na parte interna do prédio
Identidade visual na parte interna do prédio

Cada andar – dos quatro que fazem parte do prédio recém-inaugurado – traz uma textura diferente nas peças gráficas inseridas. No térreo, as ondas tomam conta do “Mirante do Rio”; no primeiro andar, por sua vez, os peixes compõem o cenário; no segundo, as folhas são as protagonistas das peças. Já no terceiro piso, as embarcações navegam pelo espaço; e no quarto andar, o açaí permeia a identidade visual.

Serviço: Todas as turmas de comunicação que estão tendo aula no Bloco F e na Sala 3 da Facom serão remanejadas para o novo prédio. As aulas de Comunicação no Mirante do Rio começarão a partir de segunda-feira (13). Em breve divulgaremos as informações sobre as salas e disciplinas.

VOLTAR
MAIS NOTÍCIAS