OFICINA DE CRIAÇÃO LANÇA IDENTIDADE VISUAL DO MIRANTE DO RIO

Publicado por Adnes Sousa em 9 de fevereiro de 2017 às 17:53

Elementos regionais que remetem à realidade dos rios da Amazônia compõem as peças criadas para o novo espaço de ensino

Ele tem uma posição estratégica: a de observador do Rio Guamá. O novo prédio do setor básico da UFPA, intitulado “Mirante do Rio”, traz na sua identidade visual características relacionadas à Amazônia, como rios, folhas, peixes e açaí. De acordo com os integrantes da Oficina de Criação, que elaboraram o conceito gráfico, a ideia é representar a realidade dos alunos que vão estudar no prédio, por meio das peças inseridas.

Fachada do Mirante do Rio

A bolsista da Oficina de Criação Luana Lisboa, que participou de todo o processo de criação das peças gráficas, explicou sobre a proposta visual do novo espaço da instituição: “Queríamos, ao mesmo tempo, ser representativos, mas também modernos, sem perder a nossa identidade regional”.

Para elaborar o conceito gráfico do “Mirante do Rio”, os membros da Oficina de Criação visitaram o prédio para observar suas características, como relatou Renato Brito, publicitário e supervisor da Oficina: “No processo de pesquisa para a construção da identidade, a gente resolveu ir ao prédio. Chegando lá, em frente ao espaço, nos deparamos com uma obra do artista Acácio Sobral, chamada ‘Olho d´água’. O monumento tem um significado muito interessante, pois um olho d´água é uma nascente do rio, e esse aspecto foi utilizado pelo artista para estabelecer uma metáfora com a universidade, que é fonte do conhecimento. E logo em frente ao espaço, a gente tem o rio, que carrega muito do que é a nossa identidade”.

GIF-textura-matéria (1)
Texturas da identidade visual criadas pela Oficina de Criação
(clique na imagem e veja as outras texturas)

Para Lívia Fialho, bolsista da Oficina de Criação, um dos maiores desafios da elaboração do conceito gráfico foi representar a cor do rio Guamá, sem as cores que são, geralmente, atribuídas a ele: “Os nossos rios têm a cor barrenta, então a gente tinha que fazer a textura ser entendida como um rio e, ao mesmo tempo, ser representativo com os rios da região, que não são azuis”.

Identidade visual na parte interna do prédio

Cada andar – dos quatro que fazem parte do prédio recém-inaugurado – traz uma textura diferente nas peças gráficas inseridas. No térreo, as ondas tomam conta do “Mirante do Rio”; no primeiro andar, por sua vez, os peixes compõem o cenário; no segundo, as folhas são as protagonistas das peças. Já no terceiro piso, as embarcações navegam pelo espaço; e no quarto andar, o açaí permeia a identidade visual.

Serviço: Todas as turmas de comunicação que estão tendo aula no Bloco F e na Sala 3 da Facom serão remanejadas para o novo prédio. As aulas de Comunicação no Mirante do Rio começarão a partir de segunda-feira (13). Em breve divulgaremos as informações sobre as salas e disciplinas.